Ensine-me a fazer arte

Uma intervenção e um espetáculo

ENSINE-ME A FAZER ARTE consiste em uma intervenção na rua, em escola ou empresa, seguida de um espetáculo de teatro participativo para o espaço teatral tradicional ou alternativo, destinado ao público em geral. Na primeira parte do trabalho, a artista permanece durante duas horas com duas cadeiras e o cartaz “ENSINE-ME A FAZER ARTE” em algum espaço da cidade ou no local onde o espetáculo é realizado (escola, empresa…), convidando os transeuntes a sentar para responder à pergunta ”O que um artista deve fazer hoje?”.

Na segunda parte, as respostas recolhidas na rua são elaboradas cênicamente e acrescentadas à outras respostas coletadas em várias cidades de diversos países e continentes, configurando o espetáculo performativo “Ensine-me a fazer arte” (duração: 1h30).

Caso haja interesse, o projeto oferece ainda: uma oficina de arte relacional e participativa de duração de 3h ou 6h; uma palestra sobre estética relacional, a função da arte ou outros temas a serem definidos em conjunto e/ou um bate-papo após o espetáculo.

O espetáculo possui um dossiê pedagógico para professores de artes sobre performance, arte participativa e relacional e também recursos de acessibilidade para pessoas autistas inovadores.

Histórico do projeto

O projeto foi desenvolvido por Tania Alice durante um ano de pesquisa de pós-doutorado na Université d’Aix-Marseille e FAIAR (Escola Superior de Formação de Artistas em Espaços Urbanos), na França, em 2017.

A dramaturgia do espetáculo foi elaborada dentro de uma residência artística no Corridor – Espaço de Criação e Produção contemporânea na Bélgica.

O espetáculo foi apresentado pela primeira vez na abertura da Biennale des Ecritures du Réel, realizada pelo Théâtre de la Cité,em Marseille, na França, em 2018.

O projeto (performance e espetáculo, em suas diferentes etapas, sempre ascrescentadas) já circulou pela Europa, Ásia e África, e foi apresentado pela primeira vez no Brasil no Festivale de São José dos Campos, SP, em setembro de 2018. Em julho de 2019, o espetáculo foi finalizado durante uma residência artística na Usina da Alegria Planetária (SP) em conjunto com Gilson Motta, que integrou a performance.

Em 2022, o espetáculo foi apresentado em temporada no SESC Copacabana, no Festival de Curitiba e na abertura do Festival SESC Palco Giratório (2022), com produção da Quintal Produções. Em 2023, participou de uma Mostra na Casa Hoffmann de Curitiba, com curadoria de Mônica Infante

Em 2024, foi contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz das Artes para circular pelo Ceará e a região Norte.

Crítica do espetáculo “Ensine-me a fazer arte” no FESTIVALE:

http://fccr.sp.gov.br/index.php/editais/file/4088-ensina-me-a-fazer-arte-julia-guimaraes.html

Contato

 Tania Alice (21) 9 67481475

Alice Muniz 1 Alice Muniz 2 Alice Muniz 3 Igor Keller 1 Igor Keller 2 Igor Keller 3 Igor Keller 5


About the Author



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑