Ensine-me a fazer arte
Uma intervenção e um espetáculo
ENSINE-ME A FAZER ARTE consiste em uma intervenção na rua, em escola ou empresa, seguida de um espetáculo de teatro participativo para o espaço teatral tradicional ou alternativo, destinado ao público em geral.
Na primeira parte do trabalho, a artista permanece durante duas horas com duas cadeiras e o cartaz “ENSINE-ME A FAZER ARTE” em algum espaço da cidade ou no local onde o espetáculo é realizado (escola, empresa…), convidando os transeuntes a sentar para responder à pergunta ”O que um artista deve fazer hoje?”.
Na segunda parte, as respostas recolhidas na rua são elaboradas cênicamente e acrescentadas à outras respostas coletadas em várias cidades de diversos países e continentes, configurando o espetáculo performativo “Ensine-me a fazer arte” (duração: 1h30).
Caso haja interesse, o projeto oferece ainda: uma oficina de arte relacional e participativa de duração de 3h ou 6h; uma palestra sobre estética relacional, a função da arte ou outros temas a serem definidos em conjunto e/ou um bate-papo após o espetáculo.
Histórico do projeto
O projeto foi desenvolvido por Tania Alice durante um ano de pesquisa de pós-doutorado na Université d’Aix-Marseille e FAIAR (Escola Superior de Formação de Artistas em Espaços Urbanos), na França, em 2017.
A dramaturgia do espetáculo foi elaborada dentro de uma residência artística no Corridor – Espaço de Criação e Produção contemporânea na Bélgica.
O espetáculo foi apresentado pela primeira vez na abertura da Biennale des Ecritures du Réel, realizada pelo Théâtre de la Cité,em Marseille, na França, em 2018.
O projeto (performance e espetáculo, em suas diferentes etapas, sempre ascrescentadas) já circulou pela Europa, Ásia e África, e foi apresentado pela primeira vez no Brasil no Festivale de São José dos Campos, SP, em setembro de 2018. Em julho de 2019, o espetáculo foi finalizado durante uma residência artística na Usina da Alegria Planetária (SP) em conjunto com Gilson Motta, que integrou a performance.
Em 2022, o espetáculo foi apresentado em temporada no SESC Copacabana, no Festival de Curitiba e na abertura do Festival SESC Palco Giratório (2022), com produção da Quintal Produções.
Crítica do espetáculo “Ensine-me a fazer arte” no FESTIVALE:
http://fccr.sp.gov.br/index.php/editais/file/4088-ensina-me-a-fazer-arte-julia-guimaraes.html
Contato
Tania Alice (21) 9 67481475