Artigos

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ALICE, Tania. “Pour une écologie des affects” (entrevista de Tania Alice realizada por Karolina Svobodova. Revista Alternatives Théâtrales, numero especial “Scènes du Brésil”. Bruxelles, n. 143, p. 68-69, 2021.

- “Poéticas do Cuidado em tempos de crise: Performers sem fronteiras”, no Dossiê “Dramaturgia dos Afectos: Sentimentos públicos e performances”, Revista Dramaturgias, UNB, 2021. https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/index

- “Petformances: poéticas do cuidado para/com/por animais”, Revista Urdimento (Quais A), UDESC, 2021.https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20006

- Memorial para professora titular da UNIRIO – disponível em e-book Fazer pedido no e-mail taniaalice@hotmail.com

- Tentativas de performa o encanto durante a pandemia – no evento “Organizar a vida, viver na arte” da FAP/UNESPAR http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/4269

- Dramaturgias da solidariedade. Artigo sobre dramaturgia da performance em projetos participativos. https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/issue/view/772

- Dossiê / portfolio no Jornal l’Est Républicain, 1 de junho de 2020. https://www.estrepublicain.fr/culture-loisirs/2020/05/20/tania-alice 

- Pesquisar é preciso: vídeo sobre o meu projeto de pesquisa “Arte em tempos de crise”:  https://www.youtube.com/watch?v=K9hGabW0sFE&list=PLr-MU0WFTsoGJeuYZHPX1TyuJvFYMayzo&index=14

- Escola Devir-floresta. Conversações entre Luiz Guilherme Vergara e Tania Alice. https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/38551

- Performance as spiritual practice (com Gilson Motta), in “Journal of Performance and Mindfulness”, University of Huddersfield, 2019. Download: https://www.performanceandmindfulness.org.uk/article/doi/10.5920/pam.560/

- PARC (Performances de Arte Relacional como Cura): Performance e Somatic Experiencing. In Revista da Presença, Porto Alegre: UFRGS, 2015. Versão em português: Revista da Presença port. Versão em inglês: Revista da presença inglês.

- Entrevista sobre performance na Gazeta da Semana, São Paulo: junho de 2015. Gazeta da Semana | Tania Alice

- Palestra/performance “Corporeidades liminares” do Seminário Internacional de Filosofia Pop, Rio de Janeiro, 2014. In: Revista Percevejo, Rio de Janeiro, 2015. Artigo percevejo (download)

- Performances de arte relacional: uma ®evolução dos afetos: http://performatus.net/performances-de-arte-relacional/

- “A ação disruptiva no espaço urbano: um treinamento ativista (em colaboração com Antônio Araújo)”, in: Treinamentos e Modos de Existência, (org. Bya Braga e Alex Beigui), Rio Grande do Norte: EDUFRN, 2013: A AÇÃO DISRUPTIVA

Diluição das fronteiras entre linguagens artísticas: a performance como revolução dos afetos (download)Reflexões sobre a linguagem da performance no Brasil. In: Catálogo Nacional do SESC, 2014.

Performance/encenação: estéticas da Contemporaneidade Escrito em 2008, o artigo, síntese de alguns elementos do livro Performance.Ensaio, publicado em 2010, pensa a performance/encenação no contexto Contemporaneidade, a partir dos conceitos de engajamento, Contemporaneidade e reciclagem do passado. In: Revista Folio, UEMG, 2014.

- A reinvenção do heroísmo na contemporaneidade: a busca de uma estética relacional ativista. As novas sociabilidades estabelecidades pelos processos de criação contemporâneos, especificamente do Coletivo Heróis do Cotidiano. In: Revista OuvirOuver, Uberlândia, Editora EDUFU, 2011.

O Re-Enactment como Prática Artística e Pedagógica no Brasil 

Reflexão sobre a prática do re-enactment não como prática de conservação das performances do passado, mas dentro de uma perspectiva de uma possível (re)”produção de presença” (Gumbrecht), que potencializa a própria prática performativa. Elementos de reflexão sobre a relação professor/aluno no ato potencializador da criação e contexto pedagógico em sala de aula.
In: Revista e-misférica, New York, v. 8, 2011. Link: http://hemisphericinstitute.org/hemi/pt/e-misferica-81/alice

Por que você é pobre?  - uma reflexão sobre a segmentação dos espaços culturais do Rio de Janeiro 
Reflexão sobre as formas de diálogo possíveis entre uma pergunta performática e os espaços materiais e imaginários mobilizados no experimento de montagem do espetáculo performático “Por que você é pobre?”, tentando levantar novas modalidades de pensar o mercado da arte contemporânea e a utilização dos espaços culturais.
In: Anais do Second International Conference on Arquitecture, Theatre and Culture,
 2012. Rio de Janeiro: FAPERJ / FINEP / CNPQ, 2012. v. 1.

A(r)tivismo e utopias urbanas – ARTE FILOSOFIA n. 12 
O artigo investiga o conceito de utopia nas práticas artísticas contemporâneas. Pela instauração de micro-utopias que potencializam a circulação dos afetos, a arte contemporânea vem sendo marcada pela instauração de espaços de convivência alternativos, que recriam laços sociais e potencializam os vínculos entre os participantes, explorando modalidades críticas de uma “estética relacional” (Bourriaud) que visa gerar relações transformadoras num contexto dominado pela lógica neo-liberal.
In: Revista ArteFilosofia n. 12, Ouro Preto, 2012.

Collectif Héros du Quotidien- performances subversives 
O artigo publicado em língua francesa analisa as performances realizadas pelo Coletivo de performance Heróis do Cotidiano sobre a ótica da subversão.
In: Revue Jeu, 
Québec, Canadá, 2011.

O Teatro na Pos Modernidade uma tentativa de definicao estetica 
Tentativa de definição da estética teatral contemporânea a partir de algumas encenações atuais, focando particularmente nos espetáculos apresentados no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana em 2006, do qual fui curadora.
In: Revista ArteFilosofia, 
volume 2, Ouro Preto, 2007.

A meditação como possibilidade criativa para o performer 
A meditação como um treinamento possível para o performer, na medida em que gera uma presença e capacidade criativa intensificada e o libera de uma forma de atuação condicionada no mundo, o que permite a construção de novos territórios criativos, fundamentais para o século XXI.
In: Anais do VIII Encontro Científico da ABRACE, 
Porto Alegre, 2012.

A potência autoficcional na construção da cena performática 
O processo de criação performática é articulado com o conceito de autoficção, mistura entre ficção e realidade, elaborado no campo da criação literária nos anos 90. O intimo da autoficção, elaborada a partir de memórias corporais e afetivas, ativa uma memória social mais ampla, que por sua vez potencializa a capacidade de afetação do gesto artístico, inscrevendo-o no campo do “artivismo”, diluição das fronteiras entre arte e manifestação social.
In: Anais do VIII Congresso da ABRACE, 
Porto Alegre, 2012.

A encenação de Esperando Godot no Estado do Ceará 
Investigação das condições de recepção do “teatro do absurdo” hoje, a partir da montagem de Esperando Godot, no Estado do Ceará em 2005. Busca-se entender de que maneira foi realizada a adaptação da peça de Beckett, através de uma análise dos diferentes elementos de composição do espetáculo, focando particularmente questões ligadas à estética da recepção.
In: Revista Diálogos Possíveis (UFBA), v. 6, p. 7-17, 2010.

Camille Laurens, les émergences de l’intime 
O capítulo do livro reflete sobre a noção de autoficção no campo literário, especificamente a partir da obra da escrita francesa Camille Laurens.
Capítulo do livro L’Intimité, Presses universitaire Blaise Pascal. Clermont-Ferrand, 2005.

Performance e encenação – diálogos em volta de Samuel Beckett 
Reflexão sobre o diálogo entre performance e encenação a partir da apresentação do projeto Resta pouco a dizer, realizado pelos Irmãos Guimarães em Brasília, inspirado no universo de Samuel Beckett.
In: Revista Palimpsesto, Rio de Janeiro, 2010.

Performance e Sociedade: Percepções Contemporâneas (
O universo da Performance Art nos anos de 1950-80 e na Contemporaneidade: diálogo entre a sociedade e as manifestações artísticas a partir de noções como violência, horizontalidade, ordem, medo, engajamento, perigo e ironia. Nesta aproximação entre arte e vida se propõe uma reflexão sobre arte e mercado, sociedade e espetáculo a partir dos trabalhos de artistas como Chris Burden, Sophie Calle, Yves Klein, Marina Abramovic, Pollock e Pierrick Sorin.
In: Revista Polêmica n. 8, Rio de Janeiro, 2009.
http://www.polemica.uerj.br/8(2)/cimagem/p8(2)_5.htm

A inscrição do feminino/masculino na arte contemporânea 
As modalidades da representação do homem pela mulher no contexto da arte contemporânea, com enfoque nas produções artísticas literárias, teatrais e/ou performáticas. Baseando-se principalmente no trabalho de algumas artistas francesas, analisa-se a maneira como se realiza a inscrição do masculino/feminino na arte contemporânea a partir dos paradigmas sociais e artísticos atuais.
In: Revista Palimpsesto n.6, 
UERJ, Rio de Janeiro, 2008.

Phaedra’s Love de Sarah Kane- tradução, adaptação, encenação 
Reflexão sobre a adaptação realizada em Phaedra´s Love de Sarah Kane e especificamente sobre as formas dramatúrgicas propostas pela escritora britânica na sua releitura do mito desenvolvido originalmente por Eurípides e retomado em seguida por Sêneca e Racine. 
Capítulo do livro Tradição, vanguarda e modernismos. São Paulo: Paz e Terra, 2009 (org. Maria Clara Versiani Galery, Elzira Divina Perpétua e Irene Hirsch)

- Hamlet em sua época e Ensaio.Hamlet da Cia dos Atores: Modernidade e Pós-Modernidade teatral
In: Revista Urdimento n. 11, p. 203-215, UDESC, Santa Catarina 2009. Link:
http://www.ceart.udesc.br/ppgt/urdimento/2008/

Poéticas da subversão- performances do coletivo Heróis do Cotidiano 
O artigo adentra o campo da Estética Relacional, onde a inter-subjetividade constitui o próprio meio e fim do campo da arte, investigando que tipo de relação subversiva pode ser estabelecida pela performance na geraçao de novas subjetividades nos dias de hoje.
In: Anais do VII Congresso da ABRACE, 
São Paulo, 2010.

Fedra – releituras de um destino Modalidades de estética relacional das ruas 


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