Práticas performativas contemporâneas
Proposta detalhada disponível sobre demanda.
Línguas possíveis para o workshop: portugues, francês, inglês (entendimento do espanhol).
Existem 4 versões do workshop.
1. Para atores profissionais.
2. Para artistas de todas as disciplinas (incluindo atores).
3. Para “não-artistas” profissionais, amantes ou curiosos da performance.
4. Para curadores, com enfoque específico no conhecimento e aprofundamento da linguagem da performance.
O Curso é oferecido duas vezes por ano na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, na Graduação e/ou Pós-graduação. Também foi oferecido para os alunos de Mestrado em Artes Cênicas na Universidade Livre do Royal Court Conservatory (Bruxelas), entre autres. Este ano de 2017, é oferecido pelo associação La Réplique/AFDAS dentro da formação profissional de atores, e no Togo, no Festival Les Veillées Théâtrales de Baghida. Também foi oferecida uma versão para curadores do SESC da Região Norte pelo SESC.
O curso é composto de diversos módulos, que podem cada um ser objeto de um curso específico de uma ou duas semanas.
Módulo 1: O QUE PODE SER PERFORMANCE?
Módulo 2: COMO TRANSFORMAR A VIDA EM PERFORMANCE? – Autobiografia e performance
Módulo 3 – COMO RELAÇAO PODE SER ARTE? – Performance como arte relacional
Módulo 4 – PERFORMANCE E ESPACO URBANO
Módulo 5 – ATIVISMO, ARTIVISMO, ARTE SOCIALMENTE ENGAJADA, MICRO-UTOPIAS
Módulo 6 – PERFORMANCE E ARQUIVO
EMENTA
Experimentação de processos criativos gerados a partir de material autobiográfico na perspectiva de elaborar e realizar performances e intervenções urbanas individuais e/ou coletivas, articuladas em volta dos conceitos de estética relacional e de a(r)tivismo. Descoberta e aprofundamento do trabalho do artista-pesquisador no contexto de uma investigação performática que apaga as fronteiras entre as diferentes linguagens artísticas e as fronteiras entre arte e vida.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
– Experimentar a criação autoral a partir de estudos teóricos, encontro com outros performers e exercícios de criação individuais e coletivos.
– Adquirir e aprofundar conhecimentos a respeito do trabalho do artista-pesquisador, conectando teoria e prática de forma contundente.
– Desenvolver uma meta de treinamento e de trabalho pessoal.
– Descobrir práticas de treinamento que auxiliam nesta busca: meditação tibetana, movimento livre, yoga etc.
– Definir uma meta e um projeto de trabalho individual e articulá-los em função de suas possibilidades de produção, ampliando as possibilidades já conhecidas.
METODOLOGIA
1. Experimentar possibilidades criativas a partir de exercícios, propostas de vivências, leituras e contato com outros performers. Descoberta das inquietações pessoais dentro do processo coletivo que podem servir de ponto de partida para o trabalho individual.
2. Estimular x alunx a elaborar, definir e realizar seu próprio trabalho de criação em linguagem performática.
3. Estabelecer uma ponte entre a vivência pessoal e a dimensão social, política ou ambiental que ela comporta, relacionando ecologia interna e externa.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Treinamento, estudos de texto, diálogo com performers e exercícios de criação coletivos.
2. Elaboração de uma questão individual a ser apresentada dentro das possibilidades da linguagem performática de forma individual ou coletiva. Leituras individuais de textos específicos e compartilhamento. Definição do espaço em que será realizada a performance ou intervenção urbana.
3. Realização de performances.
4. Estudo e reflexão sobre a dimensão social e política das performances.
5. Elaboração de um plano de trabalho individual que permite desenvolver o projeto profissionalmente depois co curso.