Ensine algo essencial para você, em 5 minutos!
Todo mundo tem algo para ensinar, todo mundo tem algo para aprender. O que é essencial para você?
Concebida e realizada por Tania Alice, a performance, antecedida por um workshop de preparação de duração de 1 a 3 horas, tem por meta: “ENSINE ALGO ESSENCIAL PARA VOCE, EM 5 MINUTOS!”
Para isso, uma sala de aula é reconstituída no espaço público, com cadeiras e um quadro de aula. Os participantes revezam durante 5 minutos para ensinar os uns aos outros o que é essencial para eles. Os transeuntes do espaço público, curiosos, acabam se integram ao processo quando entendem a proposta, incluindo-se no grupo já constituído.
A performance pode ser realizada com grupos variados, oferecendo uma abordagem pedagógica inovadora e criativa, onde a inteligência coletiva e a criatividade são estimuladas, além de unir os participantes em volta de um projeto comum.
Realizações da performance até agora:
1. Criação da performance na residência artística / seminário de Naira Ciotti (Lab de performance) “O Professor Performer” em Natal, dos dias 21 a 26 de março de 2018 e realização da performance na Praça Vermelha da cidade de Natal, com os alunos da Universidade Federal de Natal.
2. Festival de Avignon na França, na Praça Pie, en parceria com a FAIAR (Formação Superior de Artistas em Espaços Urbanos) e Pascal Lebrun-Cordier, com quem foi ministrado um Master Class “Fazer acontecer aventuras”.
3. Encontro da ABRACE, Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Natal, 2019.
4. Alunos da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Praia Vermelha, durante o curso intensivo de performance de 1 – 12 de julho de 2019.
A performance parte da ideia de que o espaço público pode ser um espaço de troca de saber e afetos e que a pedagogia e inteligência coletiva são ferramentas poderosas de construção social.
Exemplos de algo essencial: gargalhar sem motivo, espreguiçar ao acordar, lidar com a raiva, tocar outro corpo para relaxá-lo, usar limão verde como desodorante quando não tem sol, fazer suco de limão, transportar ovos sem quebrá-los, sobreviver no close com a bênção do glitter, fazer um bolo de milho inesquecível, fazer uma tapioca gostoso, fazer uma foto para imortalizar um instante, trocar de roupa no meio do caminho dentro de um UBER entre dois trabalhos diferentes, acalmar a respiração com canto, cantar um samba que muda a sua vida, se maquiar em 5 minutos para ir na padaria, gemer com todas as letras de FORA TEMER, 2 pilares da intersemiótica…
Todos os participantes (transeuntes e oficineiros) são certificados pelo certificado do Pedagogo do Afeto em Espaço Público, conservando assim um registro da experiência (concepção do certificado: Marcelo Asth).
O programa performativo detalhado, livre de direitos autorais, está no livro Manual para performers e não-performers – 21 ações artísticas para produzir felicidade (Rio de Janeiro, Multifoco, 2020).