Psicotropicais – células de reflorestamento afetivo

Em 2023, foi criado o espetáculo imersivo e participativo “Psicotropicais – protocolos de reflorestamento afetivo”, que ficou em temporada no Instituto Municipal Nise da Silveira durante a última semana de novembro e a primeira de dezembro de 2023. 

Em 2024, optamos por isolar alguns trechos do espetáculo para que pudessem ser transpostos para outros locais, considerando sempre as especificidades do espaço físico da apresentação, o seu contexto e os seus participantes. Assim, surgiu a versão “Psicotropicais – células de reflorestamento afetivo”.

Através de uma série de atendimentos imaginativos realizados por uma equipe de médicos/artistas em salas de espera, de diagnóstico e de tratamento reservadas a cuidados com a saúde mental, o público pôde vivenciar ações de cuidado e de ressignificação espacial através de instalações visuais, de teatro de sombras e de performances narrativas e relacionais.

A nova versão do espetáculo, composta por diversas performances, foi apresentada no Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ), no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ), no III Encontro de Objetos Performáticos de Teatro e Animação: Encontro às escuras (EBA/UFRJ), no Projeto Circulando (UFRJ-UNIRIO) e no Ponto de Cultura Loucura Suburbana (Instituto Municipal Nise da Silveira).

Este trabalho recebeu apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e do Governo Federal do Brasil e contou com duas bolsas de iniciação científica e uma bolsa de iniciação artística e cultural da UNIRIO.