Hokahey – hoje é um dia lindo para morrer!

“Hokahey – hoje é um dia lindo para morrer!” – performance participativa
A performance consiste em um trabalho individual ou em grupo que implica noções do budismo ligadas a morte: desapego, impermanência, karma.
Diversas atividades são realizadas em comum para preparar o participante para a morte, como meditação sobre a impermanência e a escrita composição da própria lápide.
1. Sessão individual: performance individual de preparação para a morte.  Duração: uma hora.
Esta performance já foi realizada de forma individual com mais de 35 participantes  – todos estão mais vivos ainda.
2. Sessão de grupo: para coletivos, grupos… Duração: 3 horas.
Neste contexto, já foi realizada e aposentada no Evento “Redes da Maré”, na Favela da Maré, Rio de Janeiro (2016), na Mostra de Performance Esforços no Olho da Rua e no Royal Conservatory de Bruxelas (2017).

 

THE DEATH PROJECT –

Performance realizada na Mostra Esforços do Olho da Rua, 28/05/16, no evento de arte internacional “Utopias”, no Conservatório Royal de Bruxelas e a domicilio, desde então.

“Hokahey “significa literalmente em sioux “Hoje é um dia bom para morrer”. Tratava-se do grito do guerra do lendário “Crazy Horse” quando ele e seus guerreiros se lançavam ao combate dos colonizadores norte-americanos, infinitamente mais armados e numerosos e que buscavam exterminar as tribos sioux. “Hokahey” não é um grito de derrota. Ao contrario, é o grito de força deste que, encarando a morte de frente, não a teme mais, mas retira da consciência da impermanência a força necessária para viver sua vida e travar suas batalhas pessoais, profissionais, políticas, espirituais sem medo. A performance ‘Hokahey”, nova performance de Tania Alice depois do ciclo de performances internacionais de “The Bed Project”, “The Dance Project” e “The Hug Project”, se apresenta como uma tentativa de encarar a morte como a única certeza de nossa vida e de se preparar para este momento de forma lúdica e tranqüila, usando elementos do Somatic Experiencing (cura do trauma).

– Mostra “Esforços”, curadoria de Caio Riscado e Lucas Canavarro, 28/05/16, no Olho da Rua.

– Evento internacional de arte “Utopias”, 19/05/16.

– A domicílio. Você pode agendar uma sessão de preparação para a morte em troca de algo a combinar em conjunto.