Don Quixote Coca-Cola

“Don Quixote Coca-Cola” é uma performance epistolar realizada entre Tania Alice e os funcionários de marketing da Coca-Cola após a saída de um comercial da empresa utilizando a imagem do super-herói para fins comerciais. No total, trinta cartas foram enviadas do Coletivo para a Coca-Cola. 12 cartas foram escritas conjuntamente com a platéia de “Por que você é pobre?” durante a temporada, utilizando os argumentos dos espectadores e enviadas no fina da performance. A primeira está aqui.

Rio de Janeiro, 23 de março de 2012

Prezados funcionários do Serviço de Marketing da Coca Cola,

Estamos escrevendo esta carta movida por uma recente e triste descoberta do comercial da Coca Cola intitulado “Coca-Cola Super Heroes”.

Nós, o Coletivo “Heróis do Cotidiano”, ficamos profundamente tristes com a utilização da nossa imagem para fins comerciais. Fundamos o nosso Coletivo em 2009, e sempre nos mantivemos longe de qualquer marca, porque acreditamos que vender algo para ganhar dinheiro sem ter certeza de que isto é bom para o outro pode ser algo prejudicial. Ao contrário, pode fazer muito mal.

Há vários anos, lutamos contra o mundo insano. Nossa imagem, no mundo inteiro, sempre foi associada à luta contra o mal e à defesa do bem. Para vocês terem uma idéia, o nosso lema sempre foi “Contra o Mundo Insano, Heróis do Cotidiano”. E agora, nossa imagem de Herói, até hoje imaculada, vem sendo utilizada para um fim comercial, o que causa um dano moral incomensurável para o nosso grupo. Vocês não imaginam a tristeza de ver nosso nome associado a um produto  – nós que sempre resistimos a lógica do mercado.

Por este motivo, pedimos para que o comercial seja retirado da circulação. E importante que nossa imagem de Herói continue associada a luta a favor do bem e contra o mal. E este mal, no mundo de hoje, infelizmente, como sabemos, é gerado em grande parte pelas multinacionais e a especulação na bolsa que as sustentam. Senão eles, e seus objetivos contínuo de lucros financeiro, quem gera a pobreza? Quem incentiva a desigualdade? Quem é responsável por todos os seres em situação de pobreza neste mundo? Quem é responsável pela crise na Grécia, na Espanha e em tantos outros países, pelo desemprego e a miséria?

Certamente não somos nós, que passamos e vestimos todo dia nossa capa para lutar a favor do bem.

Por este motivo, não podemos tolerar que nossa imagem de Herói seja maculada pela Coca Cola. De fato, se forem pesquisar a história do Herói desde a Grécia, irão perceber que sua luta sempre foi associada a uma luta a favor do bem.

Certos de vossa compreensão e cientes que só pode se tratar de um erro, aguardamos um retorno urgente sobre esta situação.

O Coletivo Heróis do Cotidiano.

PS: Não é porque somos um pequeno Coletivo de Heróis latino-americanos que nossa imagem pode ser utilizada assim.


About the Author



Back to Top ↑