A Caixa de Risos – uma coleção de gargalhadas

A performance “Caixa de Risos” consistiu em realizar uma Coleta de Gargalhadas em um prédio situado em uma periferia com diversos problemas sociais na cidade de Marseille, França.

Entre os dias 4 e 8 de fevereiro de 2018, Tania Alice, idealizadora e realizadora da performance, foi de apartamento em apartamento com uma pequena caixa contendo tipos de gargalhadas possíveis.. Após uma conversa sobre os motivos de rir ou não de rir na vida, os moradores sorteavam um tipo de gargalhada. As gargalhadas eram registradas.

Após as duas semanas de coleta de gargalhadas, um arquivo audio foi realizado, no qual os moradores podem  ouvir a gargalhada dos seus vizinhos remixada. No final da performance, o jogo de cartas do riso foi oferecido a todos os moradores do prédio, para que possam continuar rindo sem a presença da performer, utilizando as cartas.

Além da performance da coleta, todos os dias, uma sessão de Yoga do Riso acontecia na hall de entrada do prédio, aberta a todos.

Concepção e realização: Tania Alice

Registro dos risos: Driss Boukhamla

Edição do arquivo sonoro: Arnaud Romano.

Registro dos risos disponível em  www.bel-horizon.net e na sonoteca participativa “Escutar o Mundo” (RFI – Creative European Union), que registra os sons do mundo.

Financiamento: CAF Bouches-du-Rhône e Fundaçao Abbé Pierre.

fullsizeoutput_2f0d fullsizeoutput_2f10 fullsizeoutput_2f16 fullsizeoutput_2f0e

IMG_3440


About the Author



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑